O uso do concreto armado em edificações é bastante empregado em todo o mundo, devido a fatores como: uma boa vida útil a custos relativamente baixos, facilidade e abundância de matéria prima, adaptação a climas e locais diversos em virtude de suas características, facilidade de execução, dentre outros fatores.
A inadequada utilização desse material nas edificações em geral acarreta em manifestações patológicas que a curto, médio ou longo prazo pode trazer grandes problemas e até riscos à vida daqueles que utilizam essas edificações. As investigações de tais anomalias em edificações são de elevada importância, visto que buscam identificar as origens, mecanismos de ação e causas para as manifestações que podem decorrer da construção, manutenção (falha) ou ainda das irregularidades durante a fase de uso da edificação.
O processo de investigação requer análises técnicas, realizadas por profissional devidamente habilitado e especializado na área da Engenharia Diagnóstica. E essa, por sua vez, dispõe de diretrizes técnicas para melhor orientar o trabalho do perito.
Tais diretrizes foram desenvolvidas com a finalidade de facilitar e auxiliar o perito em suas ações, de tal forma que os resultados das análises se tornem cada vez mais precisos. Vale mencionar também as diversas contribuições da Divisão Técnica de Patologia das Construções do Instituto de Engenharia.
Dessa forma, as investigações se tratam, na verdade, de uma Perícia de Engenharia em Edificações. E, segundo o Instituto de Engenharia no livro Diretrizes Técnicas de Engenharia Diagnóstica em Edificações (GOMIDE et al., 2016):
A Perícia em Edificação é a ferramenta diagnóstica fundamental no enfoque da qualidade e nas apurações das responsabilidades para as ocorrências construtivas anômalas incidentes nas edificações, a partir da determinação das origens, dos mecanismos de ação e das causas para as anomalias construtivas, falhas de manutenção e irregularidades de uso. Em suma, a formulação do diagnóstico é o grande objetivo das perícias em edificações, visando reparações, aprimoramentos da qualidade e preservação do desempenho construtivo, assim como possibilitando as apurações das responsabilidades.